8 de maio de 2016

Tutorial: Minhocário com garrafas de 6L


Minhocário montado - ainda sem a "cama" das minhocas e o resíduos orgânicos


   Depois de eu ter fuçado por vários sites na internet, não encontrei nenhum que tratasse especificamente de um minhocário com garrafas PET de 6 litros. Nem de 5, nem de 10, sabendo que a regra é a mesma, só difere a capacidade do sistema. Devido a isso, tomei a liberdade de escrever um passo a passo aqui, para ajudar os que queiram replicar a ideia.


O QUE É?

O minhocário nada mais é que um sistema, separado em setores (caixas ou garrafas), no qual as minhocas decompõe o resíduo orgânico de sua cozinha (alimentos, principalmente). Como produto dessa decomposição há o húmus e o chorume. Ambos servem como adubo, sendo o primeiro sólido e o segundo líquido. O húmus pode ser colocado diretamente na terra que você quer adubar, já o chorume precisa ser diluído na proporção 1 quantidade de chorume para 10 de água. São ricos em nutrientes e podem garantir uma maior saúde das suas plantas.


VANTAGENS

Minhocário - Em relação a composteira, o minhocário ocupa menos espaço, é compartimentado, facilmente adaptável (troca de caixas, inclusão de mais minhocas, retirada de material, etc) e móvel, podendo-se transferi-lo de um lugar úmido para um local seco, por exemplo.

Uso de garrafas transparentes - Apesar de a luz atrapalhar o processo de decomposição das minhocas, acredito que as garrafas transparentes proporcionam uma possibilidade maior de controle do sistema e de caráter didático da estrutura, com acompanhamento da atividade das minhocas e da transformação do material.


LOCAL

Sugere-se deixar o minhocário em local com pouca iluminação e bem arejado. É válido lembrar que quanto mais arejado o sistema, melhor sua eficiência de degradação e menor o mal cheiro. Se seu minhocário apresentar mal cheiro, há problemas na decomposição. Isso pode ser resolvido revolvendo o material do minhocário de vez em quando e/ou fazendo pequenos furos nas paredes das garrafas com resíduos, para permitir maior entrada de oxigênio.


MATERIAIS UTILIZADOS

Estrutura

- 3 garrafas de 6 litros (ou de 5, ou de 10);
- 1 torneira de tanque;
- 1 corda ou elástico;
- Saco de cebola ou tela;
- Tesoura;
- Prego grande;
- Prego pequeno;
- Fita Durex.

"Cama" das minhocas

- Material orgânico seco (palha, serragem, folhas e galhos secos, etc);
- Terra;
- Pedras de aquário;
- Minhocas.


COMO MONTAR

1ª Garrafa - Base: Chorume

- Terá sua boca cortada. Será a caixa de reservatório do chorume.
- Deve-se fazer um pequeno buraco na parede da garrafa, próxima a base, para o encaixe da torneira, a qual possibilitará o vazamento do chorume. A intenção de aproximar a torneira da base é proporcionar uso rápido desse chorume. Quanto mais alta a torneira ficar na garrafa, maior a quantidade de chorume necessária para atingir o nível da torneira.


Garrafa da base: onde o chorume ficará depositado.

2ª Garrafa - Meio: Húmus

- A 2ª garrafa tem sua base cortada e sua tampa furada diversas vezes pelo prego pequeno. Também recomenda-se fazer furos na parede superior dessa garrafa, para maior oxigenação do sistema. É aconselhável o cuidado com o tamanho dos furos, pois furos maiores permitirão a entrada de insetor maiores, que não contribuem com a compostagem. O prego pequeno, para facilmente furar a tampa da garrafa, é esquentado no fogão. A garrafa então é encaixada de baixo para cima na base, sendo que os furos feitos na tampa possibilitarão o vazamento do chorume da decomposição dos resíduos orgânicos para a caixa de base.


2ª garrafa, com resíduos em processo final de decomposição.

3ª Garrada - Topo: Alimentos

- A 3ª garrafa, que ficará no topo, é colocada em pé com a boca cortada, igualmente à 1ª garrafa. A diferença entre elas é que sua base é toda furada pelo prego grande, também esquentado em fogo. Esses furos possibilitarão o trânsito de formigas e minhocas entre a 2ª e 3ª garrafa, para decomposição de material orgânico em ambas. Para cobrir a boca cortada (topo do minhocário e abertura por onde serão jogados os resíduos de sua cozinha) e impedir a entrada de animais maiores que não contribuirão com a decomposição, coloca-se a tela e prende-se com uma corda ou elástico, retirando-a toda vez que for jogado alimento novo (devido a isso deve-se fazer de forma que fixe a tela, mas que seja fácil de removê-la).


3ª garrafa, onde os alimentos estão sendo depositados por mim. Note que usei pedaço de um saco de cebola para a tela e um pedaço de elástico para prendê-la (achei-os na rua e reaproveitei-os).

Finalização do minhocário

- A 2ª garrafa é fixada na 1ª, da base, por fita durex. Nessa 2ª são colocadas as pedras de aquário em sua boca, que está voltada para baixo. Sobre elas, são misturadas a terra e o material seco (deixe na proporção de 1 de terra para 3 de material seco), e então depositadas as minhocas (no meu minhocário usei cerca de 20, mas é possível colocar mais, para acelerar o processo) - "motorzinhos" da decomposição de material orgânico. Inicialmente, esse material será colocado na 2ª garrafa até preenchê-la. Quando isso ocorrer, a 3ª garrafa será sobreposta a essa. As duas serão fixadas por fita durex e a 3ª começará a receber os resíduos orgânicos, enquanto a decomposição ocorre na 2ª. O tempo estimado para decomposição é de 1 mês.


Meu minhocário, já em ação há mais de um mês. Não é o mais bonito que você verá, mas eficiente :)

RECOMENDAÇÕES

- Após o 1 mês de decomposição ou até você identificar que o material decomposto apresenta aparência de adubo, você pode retirá-lo da caixa e aí você possui duas opções: tentar evitar de retirar as minhocas do sistema ou retirá-las juntamente com o adubo e substituir por novas minhocas no sistema.

- Recomenda-se intercalar camadas de resíduos orgânicos gerados por material seco (folhas secas, serragem, palha) nas garrafas. Também sugere-se que a camada final seja de material seco.

- Lembro que essas são recomendações, com possibilidade de você adaptar e melhorar seu sistema como preferir. Meu minhocário não é perfeito, mas cumpre sua função. Sucesso com o seu e se tiver alguma dúvida, envie-a nos comentários. Espero ter ajudado, sucesso para seu minhocário! O meio ambiente agradece :)

3 comentários:

  1. Amei! Vou fazer um igual pq tbm não tenho muito espaço em casa.😀 Só não sei onde encontrar as minhocas mas descubro 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rosi! Você pode encontrar essas minhocas (as californianas são as ideais) em agropecuárias ou em locais que vendem coisas de pesca :)

      Excluir