5 de setembro de 2010

Política Ambiental existe?




Numa noite dessas qualquer, parei para assistir o horário eleitoral. Queria ver o que os candidatos falavam, o que prometiam e qual o foco que diziam que iriam dar. Não vi NENHUM deles (inclusive os do PV - Partido Verde - que teoricamente deveria falar sobre e defender o 'verde' citado no seu nome) se quer citar algo sobre preservação ou algo do tipo. Porque?

Bom, pensei muito nisso e consegui chegar a uma conclusão que ao meu ver faz sentido. Mesmo sendo notável a mudança na consciência das pessoas sobre questões ambientais - devido ao foco da mídia e o ensino na escola sobre o assunto - a população, ainda não dá o real valor que teria que ser dado à propostas relacionadas com conservação do meio ambiente e ao crescimento sustentável. Para mim, o principal motivo disso acontecer é que ter a natureza bem cuidada, um lugar limpo e agradável é muito bonito aos olhos de vários indivíduos, porém não é uma coisa que para eles atinja diretamente. De fato é um grande exemplo de egoísmo e um corriqueiro equívoco, pois frequentemente vemos muitos chorando na televisão, dizendo que perderam tudo e que não imaginavam que uma catástrofe poderia acontecer com eles, mas também sabemos que esses que num dia estão se lamentando, em outros tempos atrás estavam jogando suas sacolas de lixo no rio, ateando fogo em algum tipo de vegetação incidentalmente, derrubando a mata nativa para construir... Por isso muitas vezes não sinto pena. Pode ser meio frio, mas quando há alguma culpa da pessoa, penso que ela mesma poderia ter evitado se fizesse o correto. 

Voltando ao tema principal...

Pela lógica, qualquer político vai querer agradar seus eleitores, já que os mesmos são responsáveis por escolher esses seus representantes. A melhor forma de agradá-los é realizar obras visíveis no dia-a-dia do povo e que seja sempre lembrada, como por exemplo: pavimentações, novos hospitais, novas escolas e coisas do tipo. Penso que o fato de não haverem promessas 'ambientais' seja o mesmo motivo de não escutarmos se falar de reforma no sistema de esgoto da cidade (tipo de obra que apesar de importante, está embaixo do solo e não tem a mesma lembrança que as outras já citadas), por exemplo.

Ou seja, a culpa pela falta de interesse dos candidatos a cargos no Governo em determinadas áreas é culpa dos eleitores, e assim, sempre ouviremos a mesma história de "Saúde, Educação e Trabalho", se bem que a grande maioria fica só na promessa nos três casos. 
Não digo que saúde, educação e trabalho não sejam importantes também, mas acho que é inútil termos um dia um País com economia muito forte, infra-estrutura de primeiro-mundo, constituição rígida e correta se tivermos um ar impossível de ser respirado, catástrofes climáticas constantes, águas poluídas e um ambiente desequilibrado. Nossa vida depende muito mais de uma condição ambiental favorável do que de obras que melhorem nossos dias. Se fosse assim, a população indígena ao redor do mundo nunca teria existido. 
Se fosse assim, não teríamos tantos mortos, feridos, desabrigados e desiludidos com problemas referentes ao Meio Ambiente. A Natureza também tem sua importância, basta querer enxergá-la.

Muita gente sabe que sou um dedicado defensor da fauna, da flora e de todos os ambientes naturais. Posso ser chato para alguns, mas é um dos meus ideais, e o que puder fazer pra ajudar a nossa natureza, pode crer que estarei disposto a isso.
Termino com um pedido. Na realidade alguns. Questione seus candidatos. Se interesse em Política para um dia poder ser crítico em relação a ela. E finalmente:

-------- Pergunte o que os políticos estão fazendo para proteger o Meio Ambiente local e o que pretendem fazer ---------
A preocupação com tudo isso que foi citado deve existir, para assim podermos depois cobrar. 
Pense nisso.



Pensamento de hoje: "Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que o dinheiro não se come." (Greenpeace)

3 comentários:

  1. Você como defensor do meio ambiente, deveria saber que a natureza é um todo e que nós, humanos, estamos nesse conjunto, portanto não acho legal um cara inteligente como você (eu sei que é), olhar pessoas que perderam tudo e estão desesperadas, e além de não sentir pena, culpá-las. Você, meu camarada, não nasceu sob as mesmas condições que eles , teve oportunidades, acesso a informação e portanto não tem como julgar pessoas que estão à mercê de tal precariedade. Saiba que pessoas dessa classe social são as que mais reciclam, e as da sua, as que mais produzem lixo. Portanto, não generalize as coisas, conheço pessoas que perderam tudo por causa de enchentes e que eram super conscientes. Enquanto vejo outras que se dizem super educadas, e com maior status, fumando e jogando seu cigarrinho no chão como se ele fosse evaporar.
    Do mais, achei um texto interessante e inteligente. Só seja mais humano e tente ver as coisas por outro lado. Pode crer que algo aconteceu e vem se repetindo até os dias atuais para as coisas estarem fora do eixo como estão ultimamente.

    Abração

    Yuri - Oceanografia UERJ

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela leitura e opinião, Yuri. Mas com certeza sei que não posso generalizar, sei que não há uma relação direta entre dinheiro e conscientização. Por isso, se você voltar a ler a minha postagem, lerá que usei expressões como "MUITOS (como sabemos, muitos não tem o mesmo sentido que TODOS) chorando na televisão" e "Por isso MUITAS VEZES não sinto pena (outra demonstração de não-generalização)."

    Sei que há casos de isenção de culpa das vítimas,não posso generalizar, NUNCA, e tento não fazer isso, não sou o dono da verdade e não conheço todos os casos do mundo. Mas você nunca viu pessoas reclamando que em toda chuva o rio sujo transborda e traz doença, sendo que a sujeira que está nele foi jogada pelos mesmos? Nunca vê alguém reclamando que o morro caiu em cima da sua casa, mas foi o próprio quem cortou o morro para construir? E isso é um belo exemplo de que a consciência não tem nada a ver com a classe social. Na minha cidade, as pessoas mais ricas tem casas em morros e correm o risco de perdê-las, mas não ligam.

    Bom, era isso. Respeito sua opinião e ninguém é obrigado a concordar com o que eu digo. Espero ter esclarecido algo. Obrigado novamente pela leitura. Abraço (:

    ResponderExcluir